quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Semana de Arte Moderna + Personagens dos Quadrinhos em Obras Classicas



Enquanto vocês estão de ressaca, dormindo, descansando, e se recuperando para voltar à vida normal, eu aproveitei esta "semana comemorativa" de carnaval¹; champions league², da Arte Moderna como um gancho para meu post. Conhecida também como "Semana de 22", a Semana da Arte Moderna ocorreu em São Paulo, do dia 13 ao dia 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal. Então após vocês descobrirem outra data importante desta semana, o que vocês me dizem sobre personagens de quadrinhos em clássicas obras de grandes artistas famosos?


"La Grande Odalisque" - by Ingres (1814)

 

A Grande Odalisca é uma obra do neoclassicismo de autoria do francês Jean-Auguste Dominique Ingres. Pintura que foi encomendada pela rainha Carolina de Nápolis, irmã de Napoleão.


Parodia de Nick Perks, tem como protagonista Wolverine, personagem da Marvel, integrante dos X-Men.



"Sexy Robot" - by "Hajime Sorayama" (1988)

 

Sorayama é um artista japonês que tem suas obras baseadas em imagens hiper-realistas e sensuais. Seu primeiro trabalho foi um livro, Sexy Robot, lançado em 1983 onde todas as ilustrações foram feitas inspiradas em robôs.

  

De autoria de Axel Medellin, a reprodução é feita a partir do personagem Jocasta, super-heroína da Marvel Comics, e que durante algum tempo foi membro dos Vingadores.



"Le Fils de I'homme" - by René Magritte (1964)

 

"O Filho do Homem" (1964), é uma obra do artista belga René François Ghislain Magritte (1898-1967). Magritte pintou-o como um auto-retrato, onde a pintura consiste de um homem em um terno e um chapéu-coco em pé na frente de um pequeno muro, com o mar e um céu nublado ao fundo. O rosto do homem é, em grande parte, oculto por uma maçã verde pairando no ar.

  

Cynthia “Thea” Rodgers é a artista desta paródia, onde Poderosa é a protagonista. Ela é uma personagem da DC Comics.



"A Última Ceia" - by "Leonardo da Vinci" (1495-1497)

 
  
L'Ultima Cena é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Obra que representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.

  

Obra criada pelo artista Phillip Sevy, que reproduz A Última Ceia com Batman diante de seus principais inimigos.





Roy Lichtenstein

 

Roy Fox Lichtenstein (1923-1997) foi um pintor estadunidense, onde em suas obras procurou valorizar os clichês das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
Suas três seguintes obras tiveram suas paródias com super-heróis:




"Forget it! Forget Me" - by "Roy Lichtenstein" (1962)




Nesta obra, o artista Nick Perks inclui os personagens da Marvel, e integrantes dos X-Men, Ciclope e Jean Grey.


"Sweet Dreams, Baby" - by Roy Lichtenstein (1965)

 

Em "Sweet Dreams, Baby", Nick Perks opta pelos personagens DC Comics, Batman, e seu eterno inimigo, Coringa.


"Drowning Girl" - "Roy Lichtenstein" (1963)


 

Agora nesta terceira obra de Roy Lichtenstein, o artista quem a redesenhou foi John Trumbull, onde em sua versão inclui Aquaman, super-heroi DC Comics.



"Auto-Retrato com a Orelha Cortada" - by "Van Gogh" (1889)

 

Mais um dos tantos auto-retrato do holandês Vincent van Gogh (1853-1890). Em véspera de Natal do ano de 1888, após uma discussão com Paul Gauguin (pintor francês), Van Gogh cortou um pedaço do lóbulo da sua orelha esquerda e fez dois auto-retratos (como fazia olhando pelo espelho, tem-se a impressão de que é a orelha direita). Depois, embrulhou em um lenço o pedaço da orelha e levou para uma prostituta de Arles (com quem mantinha relações), com a seguinte mensagem: "Guarde com cuidado".

 

Tendo outra vez Wolverine como protagonista, desta vez o artista criador da parodia é de Sean McFarland.



"Tattoo Artist" - by "Norman Rockwell" (1944)

 

Pintor e ilustrador estadunidense, Norman Rockwel (1894-1978), era muito popular nos Estados Unidos, especialmente pelo fato de ter realizado 323 capas da revista The Saturday Evening Post, trabalho que realizou durante mais de quatro décadas. Seu trabalho também era conhecido pelas ilustrações de cenas da vida estadunidense nas pequenas cidades.

  

Marco D’Alfonso recria o cenário do tatuador, mas com um personagem inusitado para fazer a tattoo. Estamos falando apenas do líder dos Autobots, do universo Transformers, Optimus Prime.



"American Gothic" - by "Grant Wood" (1930)

 

American Gothic é uma pintura do norte-americano Grant DeVolson Wood (1891-1942). A inspiração para a obra de Wood veio da casa de campo desenhada no estilo gótico rural com uma distinta janela superior. E para pintar as pessoas junto a casa, ele imaginou "o tipo de pessoa que vivia naquela casa". Um velho fazendeiro, e sua filha solteirona.

 

Obra do artista Bill Walko, a parodia inclui os vilões da DC Comics, Coringa e Arlequina.








Algo interessante que podemos destacar nesta próxima obra, é que esta parodia do quadro já seria uma "terceira versão".
A versão "original" ou o primeiro quadro, é o "Retrato do Papa Inocêncio X" (1650), de autoria do pintor espanhol Diego Velázquez (1599-1660).











Agora o "2º quadro", obra em questão, chama-se "Study after Velázquez's Portrait of Pope Innocent X" (1953), do anglo-irlandês de pintura figurativa, Francis Bacon (1909-1992).












E por ultimo, a "terceira versão" é mais uma vez obra do artista Nick Perks. Desta vez o personagem é o super-vilão DC Comics, DarkSeid, um dos maiores inimigos de Super-man.














"Precious Stone and Flowers" - by "Alphonse Mucha"

 

Alfons Maria Mucha (1860-1939), foi um ilustrador e designer gráfico da República Tcheca. Ele também foi uma das principais peças do movimento Art Nouveau, que é uma filosofia e estilo internacional de arte, arquitetura e arte aplicada (especialmente as artes decorativas), que foram mais populares entre 1890 a 1910.

 

Outra vez, Phillip Sevy é o artista, e as beldades são:
Buffy - Personagem protagonista da série "Buffy - A Caçadora de Vampiros";
Galadriel - Uma elfo, personagem fictícia que aparece em obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion e Contos Inacabados;
Number Six - É uma agente cylon da nova versão de Battlestar Galactica;
Hermione - Personagem fictícia da série Harry Potter.




"Eight Elvises" – by "Andy Warhol" (1963)

 

Empresário, pintor e cineasta, o estadunidense Andy Warhol (1928-1987) foi o artista a pintar a obra Eight Elvises, inspirada em Elvis Presley.

 

Elvis Presley foi substituído por ninguém menos do que The Flash, personagem da DC Comics, nesta paródia de Josh Gowdy.




"Skrik" (O Grito) - by "Edvard Munch" (1893)




De autoria do norueguês Edvard Munch, O Grito é uma obra de 1893. Ela representa uma figura bixa andrógina num momento de profunda angustia e desespero. A pintura se passa em Oslo, capital da Noruega. Especificamente nas docas de Oslofjord.


E para fechar com chave de ouro, criação de Yukinori Xum, a gostosa Canário Negro, é a personagem da DC Comics, protagonista do cenário da obra "O Grito".


Espero que tenham gostado. Até a próxima.