sexta-feira, 9 de junho de 2017

Dungeons & Dragons e sua influência nos jogos de RPG digitais



O mundo dos jogos deve muito a Dungeons & Dragons - desde os videogames centrados em personagens das últimas quatro décadas aos incontáveis jogo de RPG de mesa que ele originou. 

Criado por Dave Arneson e Gary Gygax, Dungeons & Dragons nasceu da cena de jogos de guerra em miniatura, mas apresentou a ideia de personagens singulares que avançavam por um mundo perigoso enquanto um mestre de jogo controlava o fluxo da ação, dando estrutura para a jogatina imaginária de uma forma inédita. O jogo chamou a atenção de jogadores ao redor do mundo . E as inúmeras edições e variantes lançadas posteriormente continuam a fazer o mesmo até hoje. 

Não há como exagerar ao falar da influência e do impacto de Dungeons & Dragons. A maioria dos primeiros RPGs para videogame eram tentativas diretas de emular o conceito de D&D em formato digital. A fantasia de D&D, inspirada por obras como O Senhor dos Anéis, de J.R.R Tolkien e Conan, de Robert E. Howard, praticamente definiu os primórdio dos RPGs nos computadores. Elementos como sistemas de nível, cumprimento de missões, regras e estatísticas predefinidas, e escolha do jogador têm suas raízes aqui. 

Qualquer lista já feita por sites especializados em games, são focadas em consoles, mas é impossível saber se qualquer um desses jogos existiria sem a experiência de Dungeons & Dragons nos apresentou: amigos reunidos em volta de uma mesa, sorrindo e compartilhando uma grande aventura. 



Fica técnica

Dungeons & Dragons 

Autor: Gary Gygax e Dave Arneson
Editora: TSR, Inc., Wizards of the Coast
Idiomas: Inglês, Português, entre outros
Lançamento: Nos Estados Unidos: 1974 (original); 1977 (D&D Basic Set 1st revision); 1977–1979 (AD&D); 1981 (D&D Basic Set 2nd revision); 1983–1986 (D&D Basic Set 3rd revision); 1989 (AD&D 2nd Edition); 1991 (D&D Rules Cyclopedia); 2000 (D&D 3rd Edition); 2003 (D&D v3.5); 2008 (D&D 4th Edition); 2014 (D&D 5th Edition) . No Brasil: 1995 (AD&D 2.ed. americana, 1a.ed. brasileira, Editora Abril); 1999 (AD&D 2.ed. americana, 2a.ed. brasileira, Devir Livraria); 2001 (D&D 3a.ed.); 2004 (D&D v3.5); 2009 (D&D 4a.ed.).
Gênero: Fantasia Medieval
Sistema Dungeons & Dragons: Sistema d20
Nº de jogadores: Múltiplos jogadores
Complexidade: Alta




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça